sexta-feira, 7 de agosto de 2009

I. F. Stone e o Turismo Sexual

O jornalista norte-americano I. F. Stone pode ser colocado no panteão dos “homens representativos” da humanidade, consoante a definição de Ralph Waldo Emerson para as personalidades cujos valores e virtudes ultrapassam o limite reconhecido aos homens comuns. Stone fez história como jornalista alternativo, enfrentando não apenas os poderosos da Política do Império do Norte, mas também os magnatas da mídia estadunidense. Aos 80 anos resolveu estudar grego clássico para ler os textos socráticos no original. O objetivo, de fato, era escrever uma biografia de Sócrates. Com efeito, realizou um dos mais brilhantes textos biográficos sobre o filósofo, “O Julgamento de Sócrates”.
Do alto de sua experiência e escudado em um caráter irrepreensível, I. F. Stone costumava dizer que “todo governo é mentiroso”. Em audiência pública recentemente realizada na Assembléia Legislativa para discutir a construção do Aquário Oceânico, ao ver a hollyoodiana peça propagandística do governo que tenta impingir aos cearenses a megalomaníaca obra, citei a frase de I. F. Stone, o que irritou profundamente o Sr. Bismarck Maia, Secretário de Turismo. De igual modo, os representantes do trade turístico demonstraram agastamento com as críticas à obra de 250 milhões de reais. Um deles, mais entusiasmado, para complementar seu frágil argumento pró-Aquário, resolveu gritar repetidas vezes que é mentira se dizer que no Ceará há turismo sexual. “Mentira! Mentira! Mentira!”.
Menos de uma semana depois o discurso desses senhores cai por terra. Ávidos por uma obra na qual eles não ousam investir e preferem a âncora segura dos dinheiros públicos, desvestem-se do mínimo senso crítico e resvalam pelos caminhos da desfaçatez. Eis que a Rede Globo de Televisão em extraordinária matéria gerada pela TV Verdes Mares, um primor de jornalismo investigativo realizado por Alessandro Torres, expõe ao Brasil o lado sujo, imundo do que permitem as autoridades cearenses no que diz respeito aos descaminhos do turismo nas terras de Iracema. Aqui, nas barbas da polícia e do Sr. Secretário de Turismo, existe turismo sexual, sim. E o que é pior: assédio sexual de menores num desrespeito desavergonhado às leis e às autoridades já agora desmoralizadas. As mesmas autoridades que em detrimento de milhares de jovens sem qualquer assistência educacional e social, preferem priorizar um investimento de 250 milhões de reais em uma mansão para abrigar peixes de luxo. Pelo que se vê I. F. Stone continua com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário