No Brasil temos uma condenável mania de desrespeitar as tradições e os costumes, impingindo ao povo por força de lei, determinações que não se coadunam bem com o processo histórico. É assim em todas as áreas. Também nas datas comemorativas. O arbítrio do legislador muitas vezes se conflita com os fatos. Na literatura constatamos esse viés no respeitante ao DIA DA POESIA e ao DIA DO POETA. O Dia Nacional da Poesia sempre foi comemorado, desde o limiar do século XX, no dia 14 de março, uma homenagem a Castro Alves, um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos, um gênio. Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 e faleceu em 6 de julho de 1871, aos 24 anos de idade. Um poeta revolucionário, cantor da liberdade. Sua poesia é um belo manifesto a favor da libertação dos escravos, onde assomam obras-primas como OS ESCRAVOS e ESPUMAS FLUTUANTES. Em face de sua grandeza, o crítico literário Agripino Grieco, conhecido pela modicidade em elogios, exagera quanto ao poeta baiano: “Castro Alves não foi um homem, foi uma convulsão da natureza!” Por extensão, o Dia do Poeta se confunde com o Dia da Poesia. Ambos eram (em alguns lugares ainda o são) comemorados na data aniversária de Castro Alves.
Porém, como dito, o brasileiro é desleixado com o respeito à história. Eis que o senador paranaense Álvaro Dias resolve oficializar o Dia Nacional da Poesia em data diversa daquela assentada pelo costume aceito e concordado pela própria Academia Brasileira de Letras e congêneres de todo o País. Apresentou em 2009 uma propositura que se transformou na Lei n⁰ 13.131, de 2015, estabelecendo o dia 20 de outubro como Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido nessa data no ano de 1902, em Itabira, Minas Gerais. A meu modesto entender, Drummond é um nome muito aquém da genialidade do "Poeta dos Escravos". É “uma pedra no meio do caminho” e eu já o disse noutro sítio. (Cf.
http://www.jornaldepoesia.jor.br/bal1.html).
Continua sem definição legal uma data para se comemorar o Dia do Poeta, o que continua sendo lembrado na data destinada ao Dia Nacional da Poesia. Como só quem nasceu com o dom de escrever poesias são os poetas, uma coisa está intrinsecamente ligada à outra. E estamos conversados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário