sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UM LIVRO, UMA EMOÇÃO E MUITOS ENSINAMENTOS

Tenho uma amiga chamada Cleonir Alexandre. Sou testemunha do desvelo que sempre dedicou à formação das filhas. Tive oportunidade de por algum tempo acompanhar a sua luta intimorata,  arrostando obstáculos para proporcionar o estudo das jovens. O tempo passa e o destino nos leva a trilhar sendas diversas. Um dia desses, porém, por artes do Divino, eis que Cleonir, sabedora de que sou um aficionado pela leitura, me presenteia um livro. Não um livro qualquer. Um livro que, ao recebê-lo, me deixou verdadeiramente emocionado. Trata-se de uma produção intelectual de uma das filhas da Cleonir, a Lidiany, que conheci pequenina e frágil, hoje uma bela psicóloga, que fez publicar seu primeiro livro: EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO, uma aproximação da perspectiva dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde de Fortaleza  acerca da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um alentado estudo, contribuição avançada para a compreensão dos mecanismos que determinam uma boa formação como o melhor caminho para a prática profissional dentro do Sistema de Saúde. O trabalho de Lidiany Alexandre Azevedo constitui uma tentativa bem sucedida de apontar caminhos para uma profícua integração entre a teoria e a práxis na área de saúde, que possibilita a quantos lerem não apenas uma ideia das necessidades dessa área, mas, sobretudo, aponta caminhos para transformar situações. Com este livro, Lidiany Azevedo não apenas me emocionou pelo afeto que lhe tenho, mas também me proporcionou muitos ensinamentos. Certamente outros livros da lavra do talento e da inteligência de Lidiany virão para nos deliciar com sua leitura e nos ensinar muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário