terça-feira, 7 de setembro de 2010

Morre o ex-cangaceiro Moreno


O escritor João de Sousa Lima entrevista Moreno




Faleceu ontem às 9h 30m o ex-cangaceiro Moreno, batizado Antônio Ignácio da Silva. No dia 1º. de novembro vindouro completaria 101 anos, posto que nasceu nessa data do ano de 1909. Depois da morte de Lampião e de muitos do bando, Moreno ainda continuou em ação com os demais sobreviventes da chacina de Angicos. Só abandonou o cangaço em 1940.

O texto abaixo é da lavra do escritor João de Sousa Lima, um dos grandes pesquisadores da saga cangaceira, autor de vários livros sobre o tema, entre os quais "Moreno e Durvinha, sangue, amor e fuga no cangaço". Contatos com o autor: (75)8807-4138 ou joaoarquivo44@bol.com.br


ANTÔNIO E O DESTINO COMO MORENO.

Antônio dividia seus dias lutando nas plantações, colheitas, pastoreio e na barbearia. Dia após dia a labuta diária consumia suas horas, o sol minguava suas forças, a sua juventude perdia-se na falta de opção, as esperanças afogavam-se nas enxadadas das areias quase sempre secas da caatinga. Como tantos sertanejos fortes que embalados na confiança de uma vida mais digna, envelheceram dedicando seus préstimos a uma convivência pacifica e honrada, vivida nos mais absoluto abandono das oligárquicas civilizações progressistas.
Naqueles socavões, Antônio travaria contato pela primeira vez com homens de vestes estranhas a seu mundo simples. Enquanto abria fendas para depositar as sementes germinantes, Antônio se surpreendeu com a chegada de alguns cangaceiros. Era Virgínio, Luiz Pedro, Maçarico, Fortaleza e Salviano (Medalha), primo de Durvalina. Os cangaceiros conversaram por alguns minutos e depois entregaram uma carta destinada ao senhor Antonim, pedindo dinheiro e dizendo a data que voltariam para pegarem a encomenda. Antônio não conseguiu esquecer aqueles homens diferentes. Ele guardou a correspondência e na primeira oportunidade que teve a apresentou ao velho Antonim, que a leu e deixou 200 mil réis para ser entregue aos cangaceiros.
Dois meses se passaram até que Antônio tivesse novamente a visita dos Bandoleiros das Caatingas. O jovem Antônio entregou a quantia deixada por Antonim e sendo convidado por Virgínio e Luiz Pedro para tomar um café onde eles estavam arranchados, não se fez de rogado e aceitou o convite, de imediato. No coito, Antônio permaneceu por três dias, totalmente conquistado pelo estilo de vida do cangaço.

A prova de fogo.

No terceiro dia, alguns cangaceiros chegaram ao coito, trazendo amarrado um coiteiro que os havia denunciado a polícia. O homem foi entregue para Antônio matar. Virgínio deu uma “mauser” para Antônio realizar o crime e ele seguiu a risca a empreitada, disparando a arma no peito do sentenciado, que caiu inerte no meio do acampamento, sendo vítima de uma lei imposta em nome do silêncio. O matador foi rebatizado depois do crime, quando Luiz Pedro deu-lhe o apelido que serviu de senha para a entrada no bando, saindo de cena o sertanejo Antônio Ignácio e surgindo o cangaceiro “Moreno”.
Moreno adotou a partir daí, um diferenciado estilo de vida. Nesta mesma hora lhe entregaram um rifle com munições e poucos minutos depois, Moreno teria mais uma prova de fogo, quando encontraram alguns policiais e trocaram tiros, colocando os soldados em desordenada fuga. O rifle de Moreno apresentou problema e ele não conseguiu disparar nenhum tiro. Depois do combate Moreno queixou-se a Luiz Pedro do acontecido e de imediato, o velho cangaceiro, trocou o rifle por um mosquetão, arma que Moreno só se apartou em 1940 quando abandonou o cangaço.

Um comentário:

  1. QUERIDO AMIGO BARROS ALVES , EU LILI FILHA DO EX CANGACEIRO ESTOU AQUI COM O CORAÇÃO PARTIDO ... ESTOU ACABANDO DE CHEGAR DO ENTERRO , ONDE O DEIXEI MEU VELHO QUERIDO PAI NUMA SEPULTURA FRIA E SOLITÁRIA ... QUERO TE AGRADECER DE CORAÇÃO DE SEU CARINHO E ATENÇÃO POSTANDO ESSA MATÉRIA LINDA ! ELE PARTIU ! MAS GRAÇAS A DEUS DEIXOU DEIXOU DEIXOU EM MEU CAMINHA PESSOAS LINDAS ASSIM COMO VC , E MUITOS OUTROS COMO MEUS AMIGOS QUERIDOS DO CARIRI CANGAÇO . O MEU ETERNO AGRADECIMENTO A TODOS QUE ESTIVERAM AO MEU LADO NESTE MOMENTO DIFÍCIL DA MINHA VIDA... UM ABRAÇO CANGACEIRO OBRIGADA POR TUDO!!! BEIJOS DE LILI

    ResponderExcluir