terça-feira, 28 de setembro de 2010

Uma república sem sentido


Vejo que não estou no caminho errado quando defendo o sistema parlamentarista monárquico de governo. Agora, mais do que nunca, a monarquia moderna, parlamentarista e democrática é um regime que merece a mais entusiástica defesa moral. São as monarquias modernas (Japão, Inglaterra, Espanha, Suécia, Dinamarca, Noruega etc etc etc)as nações confiáveis econômica e politicamente.

E a notícia que merece atenta analogia mais dá razão aos que somos defensores da monarquia parlamentarista. Vejam:

"38.000.000 (trinta e oito milhões) de libras, o equivalente a 100 milhões de reais, é o quanto a Rainha Elizabeth II recebe por ano do Tesouro inglês. Em 2006 a monarca permitiu que as despesas da família real passassem a ser controladas pelo governo, que pode até suspender os repasses anuais" (VEJA, 29/09/2010).

AGORA VEJAM A BOMBA E COMPAREM:

"Nos oito anos do governo Lula, a estrutura da Presidência da República mais do que dobrou seu orçamento, que passou de R$ 3,7 bilhões no final do governo FHC para R$ 8,3 bilhões.

O aumento das verbas reflete o inchaço da estrutura diretamente vinculada ao presidente. Houve significativa multiplicação de cargos, segundo a Folha de S.Paulo, com correspondente crescimento de poder. O quadro de pessoal é 250% maior hoje.

No gabinete presidencial, de acordo com a distribuição das verbas orçamentárias, está o núcleo do poder no governo Lula. Faz parte dessa estrutura, por exemplo, a Casa Civil, ocupada até recentemente pela candidata à Presidência Dilma Rousseff.

A Presidência também concentra atualmente as verbas de publicidade oficial, sob a gestão direta da Secretaria de Comunicação Social. Antes, essas verbas eram distribuídas entre os ministérios."

Quer dizer, um país rico, de primeiro mundo, estável política e economicamente, gasta com o seu chefe de Estado 100 milhões de reais. Enquanto isto, o Brasil, pobre, engatinhando em busca de ter um lugar ao sol no contexto das grandes nações, governado por um analfabeto com mania de grandeza, que vive mentindo para a sociedade e enganando a massa ignara com migalhas e bolsas-esmolas, gasta uma centena de vezes mais para manter um obtuso na presidência desta pátria amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário