terça-feira, 26 de abril de 2011

CARNEIRO PORTELA, CABOCLO DA REDE RASGADA


Antônio Carneiro Portela é um homem feito de Nordeste e de poesia popular. Nascido nos cafundós do Coreaú, gleba seca dos sertões adustos do Ceará, cedo meteu o pé na estrada e qual um Quixote a arrostar moinhos de vento, foi dar com os costados na beira do mar. Em Fortaleza, ainda bem jovem, tornou-se figura das mais queridas nos meios literários e, juntamente com colegas de boêmia, fundou o Clube dos Poetas Cearenses, que por muitos anos movimentou o cenário da Poesia cearense, promovendo seminários e festivais. Virou moço estudado. O pesquisador de literatura popular chegou ao professorado e à advocacia. Forrado pela cultura do erudito e do popular, assegurou lugar na mídia radiofônica e televisiva como uma voz intrépida em defesa dos valores profundos da nordestinidade. Na TV Ceará, apresentou durante muitos anos, semanalmente, o Programa Ceará Caboclo, depois transferido para a TV Diário, com o nome de Nordeste Caboclo, um dos fóruns mais perenes por que desfilam as manifestações mais autênticas da cultura nordestina. Portela é, de fato, um pioneiro que enfrentou grandes obstáculos para assegurar um lugar de destaque na TV para a cultura sertaneja, no Nordeste e no Brasil.
Conhecedor dos meandros da música e da poesia do povo nordestino, Carneiro Portela é um aficcionado da obra interpretativa de Luiz Gonzaga, tendo construído ao longo da trajetória como pesquisador, uma das maiores coleções do mestre sanfoneiro de Exu. Ele lamenta que desde a morte de Luiz Gonzaga, o autêntico forró deixou de falar do sertão, do seu povo, e perdeu o precioso espaço que conquistara com tanto ardor e sacrifício. Todavia, urge lembrar, que esse espírito de nordestinidade ainda vive nas mídias do Nordeste, mercê do incansável trabalho de personalidades como Carneiro Portela, sempre disposto a defender com as armas de sua inteligência e talento, os valores mais legítimos do fazer cultural do nosso povo.

"Sou um caboclo peitudo
desses da rede rasgada
eu nunca temi a nada
todo tempo topo tudo
nasci, cresci, tive estudo
sou filho de camponês
me criei pegando rês
num bom cavalo de cela
eu sou CARNEIRO PORTELA
este amigão de vocês"

Obras publicadas: “Poemas da Minha Terra”, “Tempos de Versos” (de parceria com Pádua Lima), “Mistério Trindático” (de parceria com Pádua Lima e Élder Ximenes), “Os Novos Poetas do Ceará” Vol. I, II e III, “Nova Poesia Cearense” (antologia), “Poesia Cearense de Hoje” (antologia), “O Poeta e a Noite”, “Canto de Busca”, “Cantos da Manhã Distante”, “Canção do Medo”, “Carneiro Portela” (antologia poética), “Poesia Cabocla” Vol. I, “Máximas, Adágios e Legendas de Caminhão”, “Balada para os Fantasmas” (poesia), “Poesia de Agora” (antologia), “Ceará Caboclo” (poesia matuta), “Antologia do Apelido”.

2 comentários:

  1. Um dos maiores conceitos em termos de personalidade cabocla desse país. Carneiro Portela é seu nome.

    ResponderExcluir