quinta-feira, 23 de junho de 2022

ORAÇÃO POÉTICA PARA SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO

                                                                            

 Barros Alves 

 

Desde pequeno devoto de São João,

O João batizador, estou bem certo, 
Que aquela voz clamando no deserto 
Merece reverência e contrição.
 

Maria, Virgem Mãe, pura e santíssima

Ao visitar Santa Isabel, a prima, 
Dedicou-lhe com divinal estima 
Uma oração majestosa e belíssima.
 

O Magnificat, angelical hino,

Entoado como doce oração, 
Inda no ventre o escutou São João 
Prenunciando ser um ser divino.
 

Isabel disse à Mãe Medianeira:

- “Quando o menino nascer verás sinal 
Que sairá daqui do meu quintal: 
A fumaça de eternal fogueira”.
 

E assim no dia da natividade

De São João, o fogo ardia tanto,
Parecendo ser do Espírito Santo
Trazendo ao mundo bela novidade.  
  

Nasceu, cresceu no deserto da Judéia,

Chamando o povo ao arrependimento,
A anunciar um majestoso evento, 
A chegada do Rabi da Galiléia. 
 

Um certo dia estava no Jordão

Pregando e batizando toda a gente, 
Quando lhe aparece, de repente, 
Para ser batizado por João 
 

O santo jovem Jesus de Nazaré.

Destarte, João, conforme estava escrito, 
No Jordão batizou o ser bendito
Que trouxe Bênção, Graça, Amor e Fé. 
 

João verberava contra a tirania

De Herodes, que ficou apavorado,  
Determinando que fosse condenado
Aquele que pregava com ousadia.
 

Herodes a temer a profecia

Determinou a decapitação,
Cortaram a cabeça de São João 
E entregaram ao rei numa bacia.
 

Aprendi com perfeita exatidão

Na Bíblia essa trágica história,
Porém, eu guardo mesmo na memória
É outro altivo e belo São João.
 

Entronizado está lá Matriz

De Cedro, espargindo bênção e luz.
Numa das mãos a segurar a cruz
E a outra a abençoar o infeliz.
 

A cruz do Agnus Dei é salvação,

Na outra mão em gesto tão bonito
 Meu São João aponta o infinito
 E nos convida à plena devoção.
 

A minha mãe devota me levava,

- A minha doce mãe, MEU AMORZINHO -,
Para adorar São João do Carneirinho... 
Junto ao santo o Cordeiro descansava.
 

E depois da oração simples, modesta,

Nós íamos folgar junto à fogueira,
Participar de tanta brincadeira...
Em noite de São João tem reza e festa.
 

Noites de festas e de santidade!

Peço, pois, a São João do Carneirinho 
Que onde estiver diga a MEU AMORZINHO 
Que por ela inda morro de saudade.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário