domingo, 13 de dezembro de 2009

Cada um fala do que entende


Cada pessoa fala bem do que mais entende.
Ciro Gomes fala de safadeza política, o que mais se vê nos quadrantes dos governos deste Brasil atual, de sul a norte, sem excluir o comandado pelo seu irmão, Cid Gomes, aqui no Ceará.

Quando li matéria publicada no Jornal o POVO (ed. 12/12/2009), subordinada ao título "Para Ciro, Câmara dos Deputados privilegia safadeza", pensei logo com os meus botões: - O homem que já é um excelente orador deve ter-se excedido falando do que bem entende.

A entrevista comporta algumas observações:

1. DA MATÉRIA
"O deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PSB), transpareceu ontem toda a sua indignação e arrependimento por fazer parte da Câmara de Deputados. Eleito com mais de 667 mil votos, o ex-ministro afirmou que o seu local de trabalho há quase três anos dá privilégio ao analfabetismo e à safadeza."

EU DIGO: Por que o Senhor Ciro Gomes, o mais renitente absenteísta da Câmara dos Deputados, não renuncia ao mandato em vez de ficar falando idiotices e continuar recebendo o polpudo salário sem trabalhar?

Quem se mistura com porcos farelos come.

Aliás, já vi este filme antes. Outro deputado federal, também com passagem pífia na Câmara Baixa do país, disse que na Casa tinha no mínimo 300 picaretas. Quem não lembra disto? Foi até tema de música dos Paralamas do Sucesso. Alguns anos depois o outro boquirroto virou presidente da República e tem como base de apoio parlamentar no Congresso Nacional o que há de mais podre na política brasileira.

No caso de Ciro, do ponto de vista partidário, ele já tem história. É só olhar quem foi a base de apoio ao tempo em que governou o Ceará. O irmão, Cid Gomes, hoje segue o mesmo caminho. A base de apoio do governo dele é uma promiscuidade partidária.

2. CIRO DISSE:
"É algo impressionante. Quanto mais inteligente, menos espaço se tem".
Como exemplo para suas criticas, Ciro citou o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ciente de que a afirmação poderia lhe render um novo processo, o deputado cearense disparou: ``Eu não sei de onde este cara tirou tanto prestígio. Ele é o relator da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), ele é o relator da isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) - de exportação -, ele é o relator dos trambiques que se fazem nas medidas provisórias, ele foi presidente da Comissão de (Constituição e) Justiça. E o que se fala dele não é publicável``, atacou.

EU DIGO:
Ora, macho véi, renuncia!!! Vai lá na tribuna da Câmara, olha nos olhos dos corruptos e diz com todas as letras: - Vocês estão enlameando o Brasil e eu não me misturo. Estou renunciando ao meu mandato que quase um milhão de pessoas me deu e esas pessoas não merecem isto.

Falar para meia dúzia de pessoas numa salinha apertada no Ceará não dá a repercussão que teria a fala de Ciro se feita da tribuna da Câmara dos Deputados. E Ciro não faz isto porque sabe que seria cassado. Ele perde a cabeça, mas não quer perder o polpudo salário... Esta é verdade insofismável, senão já teria renunciado ao mandato.

3. DA MATÉRIA:
"Para Ciro, a situação tem de ser revertida imediatamente. ``É assim que é. Ou a gente muda isso ou o Brasil não aguenta. Tenho dito isso ao Lula: -Olha, com essa base aí, até com você tá dando pra ir. Agora eu não aguento, a Dilma não aguenta, o Serra não aguenta, a Marina não aguenta-``, disse ele, se referindo aos quatro pré-candidatos que devem disputar o comando do Planalto em 2010. Em seguida, profetizou: ``Se a gente não mudar essa equação, está marcada uma crise política pra bem aí, em 2011``."

EU DIGO: Ciro passou todos esses anos de governo Lula caladinho. Em alguns momentos de crise de falta de vergonha e mensalões até calado demais. Agora, mais uma vez candidato, vem com este papo que a maioria ignara engole.

Ciro pensa que todos somos idiotas e que a inteligência superior está apenas com ele!!!

PARA MIM E PARA QUALQUER PESSOA QUE NÃO SEJA OBTUSA ELEGER-SE COM QUASE 700 MIL VOTOS E NADA FAZER NA CÂMARA DOS DEPUTADOS NADA MAIS É DO QUE UMA GRANDE SAFADEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário