quinta-feira, 18 de março de 2010

O Santo Daime

Carlos Heitor Cony
(Do Jornal Folha de São Paulo, 18/03/2010)

À margem do episódio policial que fez duas vítimas fatais, o cartunista Glauco e seu filho, assassinados por um cara desequilibrado, já é hora de examinar fundamente o que é, o que pretende a seita conhecida como Santo Daime. Ramal de alguma das religiões? Alternativa espiritual para melhorar os seus seguidores? Modismo para chamar a atenção dos outros para si mesmo e para seus problemas?
Não sou entendido no assunto nem pretendo me especializar nisso. Conheço dois depoimentos que considero sérios sobre o Daime: o primeiro, da atriz Maitê Proença, que experimentou o tal chá de ervas amazônicas que produzem efeitos alucinógenos, mas provocam náuseas, diarreia e outros derivados. O segundo é o de Otavio Frias Filho, em seu livro "Queda Livre", coletânea em que o autor experimentou diversas modalidades de risco, desde o uso do pára-quedas à peregrinação ao santuário de Compostela, passando por uma incursão à Vila do Mapiá, onde "uma comunidade de místicos adeptos de uma seita nativa no Acre -o Santo Daime- encontrou sua Terra Prometida".
"Em tudo semelhante a tantas outras seitas tributárias do cristianismo popular, o Santo Daime se distingue por seu principal sacramento, a ingestão de uma bebida feita à base de duas plantas amazônicas e capaz de induzir a estados de percepção psicológica alterada".
Em princípio, o Daime seria uma droga como outra qualquer, revestida de um caráter religioso que as outras drogas no mercado dispensam, como o LSD, a maconha, a coca, o crack. Mas o efeito é semelhante. Leva a práticas que podem desaguar num comportamento social também alterado, como o do assassino do cartunista, que, em princípio, usava o Daime para curar exatamente o consumo de droga.

Um comentário:

  1. O chazinho do daime, com todo respeito aos usuários, é uma droga como outra qualquer. Outras religiões fazem tambem o uso de drogas para fazer seus adeptos a se "elevarem" espiritualmente. Quando um pastor ou um padre conduz uma multidão ao delírio coletivo, está na realidade fazendo com que o cérebro destas pessoas liberem certas substancia químicas que vai alterar seu comportamento e imaginar que está elevando~se espiritiualmente, chegando até ao ponto de falar com Deus e produzir curas. O que é isso se não um tipo diferente de droga? Como dizia aquele alemão, "a religião é o ópio do povo".

    ResponderExcluir