sábado, 17 de julho de 2010

Falando em farisaismo

O jornal O POVO, edição de ontem, publica artigo de autoria do jornalista e poeta Wanderely Pereira, no qual o articulista discorre sobre o farisaismo que permeia a atividade política, pondo à mostra, é certo, a hipocrisia de algumas personalidades que imaginamos feitas de correção e decência.

Imagino que o artigo de Wanderley Pereira tem um endereço certo. Vejo nas entrelinhas duas personalidades da política cearense: o Senador Tasso Jereissati e o bi-governador Cid/Ciro Gomes. Quem será o protagonista do farisaismo na cabeça do articulista? A meu entender o Judas da história está contido nas atitudes dos Ferreira Gomes, aqueles que "cospem no prato em que comeram", e, ingratos, correm atrás dos primeiros trinta dinheiros que se lhes apresentarem como paga da traição.

Neles há sobrada valentia para massacrar os fracos; nenhuma intenção de arrostar os perigos que lhes impõem os fortes. Pusilanimidade!

Outros podem apresentar versão contrária. A minha, no entanto, quero crer que seja a mais plausível no atual cenário político cearense, porque não foram os Ferreira Gomes que fizeram Tasso, mas foi o ex-governador que cevou os ofídios sobralenses. Às vezes, sem dar ouvido aos correligionários tucanos e até em detrimento de interesses da população. Em favor dos Ferreira Gomes, em determinados momentos Tasso fez ouvidos de mercador para decisões de seu próprio partido onde pontifica como um dos mais respeitados próceres. Erro crasso e mau exemplo para os jovens que a cada dia, diante de fatos assim, se envergonham da Política e de seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário