terça-feira, 21 de outubro de 2025

"Para celebrar os 30 anos do Coral da Assalce"

                                                                                 

     

Um coral tem uma importância que vai muito além da música. Ele representa união, disciplina e harmonia entre as pessoas. Cantar em grupo exige escuta, respeito às diferenças e sintonia, qualidades essenciais também para a vida em sociedade. Além disso, o coral valoriza a cultura, preserva tradições e desperta sensibilidade artística. É uma forma de expressão coletiva que emociona, inspira e aproxima as pessoas, fortalecendo laços comunitários e promovendo o bem-estar. Cada voz, ao se unir às demais, forma um todo maior e mais belo, símbolo perfeito do poder da cooperação e da convivência humana.

Foi assim pensando que resolvemos criar o Coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará - ASSALCE, fundado em 15 de julho de 1995, quando eu presidia a entidade e enfrentávamos um momento de crise que afetava profundamente os servidores, naquele momento acossados por decisões administrativas que geravam permanentes conflitos entre a direção da Casa e as lideranças dos servidores. Estes careciam de algo que elevasse o espírito. Então, surgiu a ideia da criação do Coral. Contei com o apoio do compositor e colega servidor Valdemar Cavalcante Junior, que exercia o cargo de diretor cultural da Assalce. Contratamos o regente Elbano Caldas para iniciar a empreitada, que com a graça de Deus configurou um sucesso.

O primeiro ensaio ocorreu no auditório Murilo Aguiar e quatro dos componentes do grupo inicial permanecem hoje: Carla Sampaio, Jorge Marinho, Laurenice Moreira e Lilian Rêgo. O Coral da Assalce além de se apresentar em hospitais, creches, igrejas, shoppings e praças, tem um projeto social onde várias instituições filantrópicas são beneficiadas. Como dito, o primeiro regente foi Elbano Caldas, que permanece até hoje e, alguns anos depois, a Carla Barbosa foi contratada pela ASSALCE como professora de técnica vocal e regente auxiliar, contribuindo para a melhor qualidade do Coral. Atualmente, conta também com o musicista e regente Felipe Rios.

O coral tem 26 componentes e o canto coral da Assalce permaneceu até hoje porque contou sempre com o apoio dos presidentes que me sucederam, em especial do atual presidente Luís Edson, que preside a Associação por vários mandatos e tem proporcionado os meios necessários para a evolução do coral, estimulando a participação dos servidores da Casa Legislativa, assim como o intercâmbio com grupos musicais congêneres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário