quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

NILO SÉRGIO: MEMÓRIA E HISTÓRIA

 

Barros Alves

 

O professor Celso Pereira de Sá, da Universidade do Rio de Janeiro-UERJ, impõe limites conceituais quando trata da relação entre memória e história, em face do que merece transcrição: “A história e a memória não são duas formas de acesso ou de relação com o passado imediatamente comparáveis. A história é uma prática científica, restrita a especialistas e conduzida segundo regras institucionalizadas, enquanto a memória constitui uma prática social exercida por todos e quaisquer membros de uma dada sociedade humana. Nesse sentido, os produtos da história acerca do passado não guardam uma necessária correspondência com as memórias do mesmo passado, e vice-versa. Por um lado, a prática da história de registro e análise dos fatos frequentemente não encontra na espontaneidade e na versatilidade da memória relatos que ela possa tomar como dados fidedignos sobre o passado. Por outro lado, os relatos da memória comumente não se balizam pelos ‘fatos históricos’ estabelecidos pela história, porque estes com frequência escapam - ou não suscitam interesse - à consideração dos produtores e cultores da memória.”

O ex-deputado estadual constituinte Nilo Sérgio Viana Bezerra tem procurado resgatar episódios de determinado período da história política do Ceará, no qual ele teve atuação destacada, sendo protagonista de fatos em que a sociedade se encontrava em processo de franca mudança, não apenas aqui na província, mas nas esferas de poder nacional. Ele registra em suas memórias fragmentos importantes da nossa história, envolvendo personagens que atuaram em vários níveis de poder e mando, nas décadas de 1980 e 1990, principalmente quando da realização da Assembleia Constituinte do Estado, após o período de transição ocorrido no limiar dos anos 80 do século passado, com o fim do regime militar e a reconquista das plenas liberdades públicas. Tenho em mãos dois livros escritos por Nilo Sérgio: “...E a Vida Aconteceu! – Fase 2”, com um longo subtítulo que se faz explicação: “Não há muito o que comemorar nem muito o que lamentar. Foi assim que a vida aconteceu. Apenas isso!” Desconheço o volume número 1 desse relato memorial. O outro volume subordina-se ao título “Inquietações Noturnas, Reflexões nas Madrugadas”. Os dois livros trazem o selo da RDS Editora, 2023.

Em ambos os volumes Nilo Sérgio como que desfaz o rigor acadêmico do autor acima citado, uma vez que registra e discorre com proficiência e olhar crítico fatos que ocorrem no seu ambiente de atuação sócio-política, assim como em outros lugares do Brasil e do mundo, compreendendo a relação holística entre eles, sobretudo em razão da rapidez informacional de que proporciona as novas tecnologias comunicacionais, das quais ele, Nilo Sérgio, é profundo conhecedor. Disso cuidava na atividade privada, em empresa pioneira nessa área, da qual era dirigente antes de ingressar no cenário do serviço público e na atividade partidária.

Possuidor de olhar perspicaz sobre o mundo, o que está perto e o que está longe,  que se alia ao talento como escritor, Nilo Sérgio colige não apenas registros memoriais ditados pela lembrança, mas resgata escritos que publicou em seu blog, nas redes sociais, em diversos meios de comunicação, também notícias, entrevistas, suas e de outras personagens, comentando-as e levando ao leitor sua opinião sobre todos aqueles fatos. Contas casos e episódios os quais presenciou ao longo de sua trajetória como homem público, sem esquecer a efetiva participação que teve na Assembleia Constituinte (1986-1990), onde assomou não apenas na condição de legislador, mas como orador fluente e debatedor dotado de grandes recursos argumentativos. Os relatos e comentários formulados por Nilo Sérgio, observador atento, contemplam as muitas áreas do conhecimento e a crítica de sua escritura perpassa com segurança as diversas faces em que ontem como hoje a sociedade se debate. Ou patina. Aqui ou alhures. Sobretudo, quando alguns abusam no agir e no falar e no mais das vezes falam daquilo que não sabem e que Nilo Sérgio demonstra saber mais. As memórias de Nilo Sérgio contam em boa medida uma parte da história do Ceará. Valem uma leitura atenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário