quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Pacatuba de belezas naturais e povo acolhedor celebra 156 anos de emancipação política – Por Barros Alves

                                                                   

 Pacatuba, sempre bela, aprazível e acolhedora, completa neste 8 de outubro, 156 anos de emancipação política. Cidade que guarda memórias do passado e energias de um presente em obras e iniciativas das mais inovadoras, nesta data tem a oportunidade de celebrar a identidade pacatubana: uma gente hospitaleira, marcada pela fé, pela generosidade e pelo orgulho de estar gozando o viver ao pé de uma serra que encanta pela pujança da natureza que ali pulsa.

A paisagem de Pacatuba é um de seus grandes cartões-postais. Encravada ao pé da Serra da Aratanha, a cidade conjuga o verde das encostas, um processo urbanístico sustentável, com praças bem cuidadas e um conjunto arquitetônico que lembra suas raízes históricas, cenário que atrai moradores e visitantes em busca de contato com a natureza e de tranquilidade, mesmo tendo proximidade com o bulício de Fortaleza, a capital, metrópole maior do Estado.

Entre os motivos de orgulho do povo pacatubano, estão os filhos ilustres que deram nome à memória cultural e política da terra. Figuras como desembargador Faustino de Albuquerque, que chegou a governar o Estado do Ceará; o poeta Artur Eduardo Benevides, um dos Príncipes dos Poetas Cearenses eleito pelos intelectuais do Estado e que presidiu a Academia Cearense de Letras; Manuel Eduardo Pinheiro Campos, o Dr. Manuelito, jornalista, escritor, uma das mais lúcidas inteligências do Ceará, quiçá do Brasil, que foi presidente da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico); Manuel Albano Amora, historiador, jurista, professor de Direito da Salamanca cearense. Essas personalidades e outras personagens de inegável brilho intelectual, são lembradas pelo trabalho cultural, não apenas em favor do município, mas das Letras e das Artes no Estado e além fronteiras. Mostram como Pacatuba contribui para a história regional e para as artes, a literatura e a vida pública do Ceará. 

                                                                 

            Pacatuba é governada atualmente pela jovem e talentosa advogada Larissa Camurça, que vem se destacando por uma administração moderna, eficiente e profundamente humana. Com visão inovadora e sensibilidade social, Larissa tem promovido o desenvolvimento do município em todas as áreas: da educação à infraestrutura, da cultura à sustentabilidade. Sem perder o contato próximo com o povo pacatubano. Sua liderança firme e inspiradora reflete não apenas competência técnica, mas também amor genuíno pelo povo pacatubano e compromisso com o bem comum. Sob sua gestão, apoiada pelo esposo, o deputado estadual Firmo Camurça, uma liderança a cada dia mais respeitada na região, Pacatuba vive um tempo de progresso, respeito e esperança renovada.

  Em razão do trabalho que marido e mulher realizam é que o atual momento administrativo de Pacatuba tem sido marcado por investimentos concretos em infraestrutura, educação e saneamento, sinais de um impulso socioeconômico em favor da qualidade de vida. Nos últimos meses, foram anunciadas e executadas obras de pavimentação, reforma de espaços esportivos, construção de creche/escola infantil e projetos de saneamento básicos que reforçam o compromisso da gestão com a mobilidade, a saúde pública e a geração de empregos locais.

No campo cultural, a cidade tem promovido programação que valoriza artistas locais e atrai grandes nomes para as comemorações, além de iniciativas permanentes como conferências municipais de cultura e criação de acervos e centros culturais que preservam a memória local, fortalecendo a economia criativa e a identidade pacatubana. As celebrações de aniversário, com shows e apresentações, são expressão viva desse movimento.  

Neste dia festivo, mais do que festas, Pacatuba festeja a sua gente: acolhedora, trabalhadora e criativa; e a nova etapa que a gestão municipal busca desenhar para o futuro, qual seja a de um município que preserva suas tradições, valoriza seus talentos e investe em infraestrutura e cultura para garantir bem-estar às próximas gerações. Parabéns, Pacatuba! Viva sua história e seu povo.

                                                                 

 

Por final, minha homenagem poética a Pacatuba e ao seu povo. A todos dedico o soneto que segue:

EM LOUVOR DE PACATUBA

 

Pacatuba, jardim do sol nascente,

Entre a serra e o verde em harmonia,

Teu povo é brio, fé e poesia,

Do Ceará, és jóia reluzente.

 

Nas trilhas da Aratanha, o vento sente

Teu perfume de flor e melodia,

E em cada canto ecoa a alegria

De um coração bondoso e sorridente.

 

Teus filhos guardam força e tradição,

Festejando com a alma e o coração,

Na música, na dança, com ternura.

 

És berço de esperança e liberdade,

Retrato vivo da felicidade.

Pacatuba, tu és beleza pura!!!

 


Um comentário: