sábado, 8 de maio de 2010

Cássio Borges fala sobre recursos hídricos na TV Diário

Do amigo Cássio Borges, membro da Sociedade Cearense de Geografia e História e um dos mais aplaudidos especialistas em recursos hídricos no Brasil,já tendo exercido o cargo de diretor do DNOCS nessa área, recebi a informação abaixo, que merece atenção por parte de toda a sociedade cearense.

Caro amigo

Nesta última sexta-feira gravei uma entrevista sobre temas relacionados à questão dos recursos hídricos do Ceará, do Nordeste e do Brasil, que será levada ao ar amanhã, domingo, às 9 horas da noite, no programa “Encontro Marcado com Egídio Serpa” da TV Diário. Afirmei, naquela ocasião, por exemplo, que o Canal da Integração ou Eixão das Águas, que o Governo do Estado está construindo, está superdimensionado, isto é, que não existe água suficiente e nem demanda para os 22 m3/s para qual vazão ele foi projetado. Indagado pelo jornalista Egídio Serpa da razão porque eu fazia tal afirmação, expliquei:

O erro no dimensionamento do Canal da Integração decorreu de outro erro que foi cometido quando da elaboração do Plano Estadual dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, que data do ano de 1992. Naquele documento, constata-se que o Açude Castanhão tem sua vazão regularizada estimada em 26 m3/s quando, na realidade, só dispõe de 12, 35 m3/s, valor este tecnicamente comprovado. Em cima desse lamentável engano o Canal da Integração ou Eixão das Águas foi dimensionado.

Continuando a minha entrevista fiz a comparação do custo desse empreendimento com o Metrô de Fortaleza. Enquanto o primeiro vai custar 1 bilhão de reais, o Metrô, cuja construção já vem se arrastando há mais de dez anos, vai custar algo em torno de 1,3 bilhão de reais.

Em face do elevado custo do Canal da Integração, no referido programa lancei a seguinte indagação: “Por que o Canal do Trabalhador, que já demonstrou a sua eficiência, não foi aproveitado?”. O jornalista Egidio Serpa respondeu que o Canal do Trabalhador só transporta 6 m3/s no máximo. Depois de uma conversa ao vivo entre entrevistado e entrevistador quando se chegou à conclusão que dos 12 m3/s da vazão regularizada do açude Castanhão somente 8 m3/s poderão ser destinados à Região Metropolitana de Fortaleza e ao Porto do Pecém (devendo serem destinados 4 m3/s à região do Baixo Jaguaribe), concluiu-se que o Canal da Integração deveria ter sido projetado para transportar apenas 2 m3/s e somente deveria ser pensado em sua construção num horizonte de 30 anos.

Esse debate sobre o Canal da Integração ou Eixão das Águas e outros temas, com disse, de interesse do Ceará, do Nordeste e do Brasil, os prezados amigos poderão ver, domingo às 9 horas da noite na TV Diário no programa “Encontro Marcado com Egídio Serpa” que é reprisado em outra data e horário, na segunda ou terça-feira seguinte. Chamo atenção que antes de minha entrevista haverá outra, de tal forma que a minha somente será iniciada, efetivamente, às 9,20 horas.
Atenciosamente
Cássio Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário