sábado, 22 de agosto de 2009

Livros, livros à mancheia...

O Jornal O POVO, edição de hoje, publicou a matéria que segue e que interessa aos aficionados dos livros e de uma boa leitura:

Os pesos pesados norte-americanos da Internet Microsoft, Amazon e Yahoo uniram suas forças em uma coalizão liderada por um renomado advogado do Silicon Valley para se opor ao desenvolvimento da biblioteca virtual da Google, informou ontem a imprensa dos Estados Unidos. As três empresas se uniram à “Open Book Alliance”, informam o New York Times e o Wall Street Journal. Microsoft e Yahoo confirmaram aos jornais a sua participação nessa coalizão, enquanto que a Amazon não fez comentários. A “Alliance” quer questionar na Justiça um acordo amistoso alcançado entre a Google, autores e editores, que ainda não foi nem sequer concluído. Serviço Graças a esse acordo, alcançado em outubro do ano passado, que atualmente está sendo estudado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para verificar se está de acordo com as normas de livre concorrência, a Google tem direito a disponibilizar na Internet cópias de milhões de obras. Em troca, a empresa aceitou compartilhar os lucros com os donos dos direitos sobre as obras. Além de Microsoft, Yahoo e Amazon, a coalizão é formada por associações de bibliotecas e de defesa dos direitos autorais. É liderada pelo advogado Gary Reback, que convenceu o Departamento de Justiça a abrir uma investigação sobre as práticas da Microsoft contra a concorrência nos anos 90.

Para saber mais sobre o Google Books entre no endereço books.google.com.br Para saber sobre o acordo entre a Google e os produtores de livros, visite o endereço books.google.com/intl/pt-BR/googlebooks/agreement

Nenhum comentário:

Postar um comentário