domingo, 30 de agosto de 2009

"A Pérola", Steinbeck - um pequeno tesouro literário

A Literatura tem, indubitavelmente, força extraordinária e vai fundo na alma das pessoas sensíveis, principalmente. Mas, também das empedernidas. É a Arte que muda o mundo. Para o bem ou para o mal. Aí, nesse mundo maravilhoso da Arte, insere-se com a força misterosa da transcendência, a Literatura com a sua muldimensionalidade que abrange as multifaces do homem e da vida.
Saber trabalhar com o imaginário das pessoas é um dom divino, maravilhoso. Por isso, muitos povos vêem os poetas como semideuses; alguns os temem.
Digo isto a propósito de uma pequena novela de John Steinbeck, o grande romancista norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel, conhecido sobretudo pelo sempre elogiado "As Vinhas da Ira". De fato uma obra de grande força literária e interpretativa da sociedade norte-americana da primeira metade do século passado.
Todavia a obra de Steinbeck que mais me emociona é "A Pérola", publicada em língua vernácula numa ediçãozinha minúscula de 85 páginas. Trata-se de uma história emocionante, cujo protagonista é um pescador boliviano, Kino e a tragédia de sua família em busca da felicidade. Steinbeck escreveu em poucs páginas a história dos homens e mulheres andinos. Com a força de um furacão. "A Pérola" é uma leitura que vale a pena mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário