quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Padres deputados


“Os Clérigos Católicos na Assembléia Provincial do Ceará” é uma coletânea de escorços biográficos resultante de percuciente pesquisa desenvolvida pela equipe do Memorial Pontes Neto, órgão da Assembléia Legislativa, dirigido pelo ex-deputado Osmar Diógenes. A obra tem o selo do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP, também da ALECE. Trata-se de obra que atende às necessidades de professores e alunos dos cursos de História, sobretudo de História do Ceará. São pequenas biografias de 94 prelados da Igreja Católica Romana que, em maior ou menor grau, exerceram sua influência na política cearense na segunda metade no século XIX. Alguns deles são de nomes por demais conhecidos da atualidade, mas que poucos sabem que eram membros do clero católico, como o Padre José da COSTA BARROS, O Cônego Antônio de CASTRO E SILVA e o Padre Thomaz Pompeu de Souza Brasil, os quais dão nomes a ruas de Fortaleza.

Mercê do esforço permanente e, sobretudo, da dedicação à pesquisa histórica, Osmar Diógenes vem desenvolvendo um trabalho exemplar à frente do Memorial Pontes Neto, já havendo conseguido a publicação de mais de uma dezena de livros versando sobre a história do Poder Legislativo cearense.

Já agora, sob a orientação do ex-deputado e apoio decisivo do Presidente Domingos Filho, instalar-se-á até meados de novembro um museu virtual que fará parte do Memorial com nova cara, tudo formulado dentro dos parâmetros determinados pela museologia moderna. Será um salto tecnológico que contribuirá, sem dúvida, para um maior interesse da sociedade para a história do Parlamento estadual e, consequentemente, para a história política do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário